ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 143-1


Poster (Painel)
143-1Enzimas extracelulares produzidas por leveduras associadas a superfície foliar de bromélias de Mata Atlântica no Estado de Alagoas, Brasil
Autores:FÉLIX, C.R. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; BROETTO, L. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; PAGANI, D.M. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; MONTEIRO, J.P. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; LIMA, W.J.S. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; TENÓRIO, A.C. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; PAULINO, G.V.B. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; SILVA FILHO, E.A. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; MOTT, T. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; LANDELL, M.F. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

As bromélias são vegetais dotados de características físicas e fisiológicas que favorecem o desenvolvimento de uma diversa microbiota associada. Constituem um micro-habitat, que como qualquer outro habitat, exige atributos aos organismos residentes para que possam sobreviver e, portanto, a produção de enzimas extracelulares, por exemplo, é uma adaptação à esse ambiente. Organismos empregados em processos biotecnológicos que são de origem ambiental, sem modificações genéticas, possuem uma maior aceitação social aos seus produtos. Este trabalho tem por objetivo a prospecção de leveduras residentes na superfície foliar de bromélias de Mata Atlântica para avaliação de seu potencial biotecnológico através da análise da produção de enzimas extracelulares. Foram realizadas coletas em três regiões do estado de Alagoas/Brasil: município de União dos Palmares, município de Quebrangulo e município de Murici. Coletou-se dez amostras de folhas de bromélias em cada local, em seguida as amostras foram processadas no Laboratório de Diversidade Molecular/UFAL, e o produto final do processamento foi semeado em Ágar YM com cloranfenicol (pH 4,0), nas concentrações de 10° e 10-¹ ambas em duplicata. Avaliou-se a produção de cinco enzimas extracelulares: amilase, pectinase, celulase, protease e esterase, e o critério que norteou este teste baseou-se no tamanho do halo de degradação do meio de cultura sólido com substrato específico para cada enzima. Foram empregados também os testes de urease/DBB, com o intuito de agrupar os isolados nos filos Ascomycota ou Basidiomycota. A identificação molecular dos isolados foi realizada através do sequenciamento da região D1/D2 do 26S rDNA. Obteve-se um total de cinquenta e nove isolados de leveduras, dos quais 91% apresentaram afinidade basidiomicética e 9% apresentam afinidade ascomicética. Referente a produção de enzimas extracelulares, 71% dos isolados produziram a enzima amilase, 34% produziram pectinase, 15% produziram celulase, 25% produziram protease e 47% produziram esterase. Até o momento, quinze isolados já foram identificados e pertencem aos gêneros Cryptococcus, Bullera, Hannaella, Kordyana, Pseudozyma, Rhodotorula, Sporobolomyces e Tremella. Os resultados indicam que leveduras associadas a bromélias nas regiões amostradas possuem potencial para aplicação biotecnológica e que como já relatado na literatura, a maioria das leveduras associadas ao filoplano de bromélias pertencem ao filo Basidiomycota.


Palavras-chave:  Bromélias, Leveduras, Enzimas extraceluares, biotecnologia